Você já visitou uma incompetência?

AAEAAQAAAAAAAAkDAAAAJGMzYjgyZjk4LTRkZDctNGU0Yy1iNGQzLWRkYWY3ODA1NzE1Nw

Em situações normais de temperatura e pressão, avaliamos bem a nós mesmos, o que é saudável e produtivo; o risco mora na tendência de negarmos nossas próprias oportunidades de desenvolvimento, ou sendo contundente, as nossas incompetências.

Sabendo que competências são exigidas para a efetiva prática da atividade profissional que escolheu e tendo uma visão do que ainda não foi alcançado (via autoconhecimento ou feedback), um profissional pode tentar montar o seu próprio plano de desenvolvimento de competências, ou buscar ajuda especializada para isto. E onde mora o risco? Na falta de efetividade do plano! Para desenvolver uma competência ou sanar uma incompetência, como queira, é preciso saber onde atacar.

Pensando no dia a dia:

Você consegue alguém devidamente habilitado que não dirige? O plano parecia perfeito… auto escola , prova, habilitação, o carro já estava comprado e … Bingo! O carro não sai da garagem.

E aquele seu amigo, (talvez você), que domina o tema, fala perfeitamente para o próprio time, mas gela ou queima, quando outro alguém entra na sala?

E a maravilhosa culinária, então?!!! Mesma receita, mesmos ingredientes e o resultado… disk pizza!

O que torna seu plano de desenvolvimento efetivo é identificar que pilar da competência que precisa ser desenvolvido. Onde mora o gap? Na casa do conhecimento, das habilidades ou das atitudes?

Para gaps na casa do conhecimento, ferramentas para aquisição de conhecimento adequadas ao seu estilo de aprendizagem ! Há espaço para a tribo dos livros, dos filmes, dos jogos, da mentoria. Cada um na sua tribo e o conhecimento é que terão em comum;

Para gaps na casa das habilidades, prática!Repetição! Auto dirigida, supervisionada, individual, em grupo, virtual … o que importa é adquirir o how to… se tornar capaz de fazer;

Caso o gap more na vizinha, a atitude, ressignificação! Trocar a lente com a qual se vê o mundo, nomear e gerenciar as emoções, congelar o medo no lugar de se deixar congelar por ele! Enxergar propósito no que se faz! Coaching, Análise comportamental, reprodução de comportamentos produtivos daqueles escolhidos como referência … enfim, conquistar um novo modelo mental.

Antes de sair investindo tempo, expectativas e dinheiro aqui ou ali, converse com um profissional. Encontre a casa da sua incompetência, faça quantas visitas forem necessárias e traga ela para o time das competências.

Bem vindo ao papel de protagonista da sua jornada profissional.

Muito Sucesso!

Raquel Castro

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *