Ei, líder! Trilha de reflexão

#1 # Ganha – ganha #Ei, líder!

Ei, líder! Mantenha no seu time profissionais que vestem a própria camisa! Verdade, não me enganei! Quem veste a própria camisa geralmente apresenta altos níveis de performance. Olhe em volta e constate: Profissionais focados na própria missão e propósito, nos próprios alvos de carreira, se mantém em movimento, produtivos, atualizados, querem bonitos feitos para encorpar seu portfólio … e quem ganha com isso? O profissional, o líder, o negócio. E o contrário? Uma relação em que o profissional atua no modelo perde-ganha com a organização, ele perde, ela ganha? No médio prazo esta relação se torna improdutiva, no longo prazo, doentia. E para um líder que topa ter um time de profissionais conscientes, empoderados, engajados e que vestem a própria camisa? Desejo coragem e sucesso!!!

#2 #seleção #time #Ei, líder!

Ei, líder! Quanto tempo e resultado você perde enquanto “empurra” membros da sua equipe? Dica de platina do querido Brian Tracy International para você e para mim: Seja criterioso, meticuloso, demore para contratar! Percebeu que errou? Seu colaborador não tem condições de entregar o que é preciso? Demita rapidamente! Minha experiência indica que o peso de uma pessoa a menos na equipe não se compara ao peso de uma pessoa mal posicionada! Para recompor o time, escolha bem, as pessoas são sempre certas, nós é que às vezes damos cadeiras erradas para elas. E para o líder que vai mudar o critério de seleção e ajustar o perfil do time? Desejo coragem e sucesso!

#3 #liderança #lider de líderes #Eí, líder!

Ei, líder! Sobre gerir outros líderes … se você nunca passou por um conflito de prioridades e modelo de atuação com seu time, provavelmente você nunca geriu outros líderes. O que seu time pensa sobre o negócio? Sobre o cliente? Sobre o que é prioridade? Você precisa conhecer e alinhar este modelo mental! Lembro de um episódio em que um negócio agonizava, carente de faturamento, toda rede trabalhava neste sentido, mas o gerente não pensava em faturar, tudo que ele pensava girava em torno de cortar custos… a esta altura você já concluiu que enquanto este gerente não foi alinhado, o plano não andou. Alinhamento é mais do que desdobrar metas em ações, é preciso perguntar, provocar, propor reflexões, ouvir o que o seu liderado pensa e o quanto esta linha de pensamento é aderente à sua estratégia de atuação. As ações e os modelos de atuação não precisam ser iguais, precisam ser complementares. O óbvio precisa ser dito. E para o líder que vai suar para deixar todo time na mesma página e colher os resultados desta ação? Desejo coragem e sucesso!

#4 #execução #estratégia #Ei, líder!

Ei, líder! Procura-se especialista em execução estratégica! O passado procurou, o presente procura e quem sabe o futuro continuará procurando… É, realmente não citei o planejamento estratégico, falei mesmo da execução estratégica! Sabe? Aquela disciplina comum de quem faz o que deve ser feito. Entre o que eu idealizo e o que realmente eu tenho, está meu nível de execução estratégica e também, tão ou mais importante, esta competência explícita no meu time. Alguém tem que fazer! Se todos fizerem, o resultado é melhor ainda, segundo as minhas muitas pesquisas de campo. A dica é : Pensou? Validou? Faça! Fez? Meça! Mediu? Decida se vai continuar fazendo! E assim, de entrega em entrega, tire seus planos do papel. Para os líderes que topam mais este desafio e vão refletir sobre a execução estratégica, desejo coragem e sucesso!
#execução #estratégia #Ei, líder!

#5 #desenvolvimento #evolução #Ei, líder!

Ei, líder! É certo que você teve uma escola e afirmo que não foi no banco de um MBA que você aprendeu a liderar …a minha escola, por exemplo, foi o varejo; à frente de muitas equipes, vi e vivi várias eras, do chicote ao coaching, vi processos nascerem e outros morrerem e sabe o que eu vi também? Eu vi que para além da força da escola, existe a força das escolhas… Você sempre pode avaliar o que aprende “na escola” e escolher o que se aplica ao seu momento de liderança. O que fazer e o que não fazer, que comportamentos são realmente produtivos. A minha dica sobre a dicotomia “escola – escolhas”? Escolha! Escolha conhecer o seu estilo de liderança. Escolha sim um banco de MBA ou outra formação que te complete; escolha estar em constante evolução, desenvolvendo competências novas. A escola te trouxe até aqui, mas não pode limitar o seu desenvolvimento. Para o líder que topa sair do Beabá, desejo coragem e sucesso!

#6 #protagonismo #questionamento #Ei, Líder!

Ei, líder! Como você lida com os conflitos do dia a dia? Seu olhar é de análise e proposta de soluções ou apenas de análise e questionamento? Ou até de questionamento sem análise? Não precisa me responder, nem me falar de alguém que certamente você conhece. Reflita e responda para você: meu comportamento é produtivo e deve ser mantido? Ou improdutivo e precisa ser mudado? Avalie pelos resultados, combinado? Te desejo coragem e sucesso!

#7 #autocrítica #reflexão #solução #Ei, líder!

Ei, líder! Você tem um monstro para chamar de seu? Ou será que tem vários? Aqui o monstro não é de ficção, é de falta de perfil, de ética e de preparo! Quer saber se você criou um monstro? Faça um breve check list:
✓ Escolhi para uma posição de liderança uma pessoa sem perfil, não avaliei as competências, pensei apenas na dedicação e no tempo de empresa;
✓ Além de não olhar para as competências, não avaliei o caráter da pessoa, escolhi alguém que facilmente se corrompe ao menor grau de poder;
✓ A essa pessoa sem perfil e sem ética, eu também não dei treinamento, não alinhei expectativas, não disse que era esperado dela, nem os limites da sua alçada.
Se você disse sim a dois, dos três itens do check list, você criou um monstro, que certamente está criando problemas para muita gente. E como faz para resolver o monstro? Demonstre! Demonstre humildade, reconheça que errou. Tome as providências para corrigir o seu erro e feche a fábrica de monstros. E para fazer este grande exercício de eficácia? Te desejo coragem e sucesso!

#8 #comunicação #Ei, Líder!

Ei, líder! Era uma vez a sua ideia e ela era boa. A ideia virou um plano e lá foi o seu time executar … ideia boa, bom plano, resultados inconsistentes … O que aconteceu? Talvez o lobo mau tenha “comido” uma parte importante nesta história, a comunicação em cascata. Será que você se comunicou bem com o seu time? Será que seu time entendeu mesmo o que devia ser feito? Será que seu time foi hábil em se comunicar com a base? É preciso checar … E para o líder que vai ter coragem de tirar seu plano da boca do lobo, desejo coragem e sucesso!

#9 #coação #inspiração #Ei, líder!

Ei, líder! Reflita três minutos depois de ler este post. O que você está fazendo com a sua equipe? Coagindo, condicionando ou inspirando o time? Vou explicar … sobre coação: seu time trabalha o tempo todo com medo de perder o emprego? Sobre condicionamento: para você é mais importante que se faça do seu jeito do que, que se alcance o resultado? Sobre inspiração: seu time quer entregar mais que o resultado esperado? Se empenha, se arrisca e faz diferente em prol da Excelência? Enquanto você pensa, te falo que para coagir e condicionar um grupo, não é preciso ser líder, basta ser o “dono da vaga”; já para inspirar … Aí você vai ter que se desenvolver, suar, ampliar seu repertório de competências e também, depois de todo este trabalho, se preparar para resultados extraordinários. Para o líder que topa estar a altura de inspirar um time, desejo coragem e sucesso!!!

#10 #diagnóstico #ambiente #Ei, líder!

Ei, líder! Você sabe ler? Não estou falando de português, inglês ou francês … estou falando sobre ler o ambiente. Há situações nas quais o ambiente está usando letras garrafais e o líder não entende … Não entende que é preciso mudar o rumo, rever as estratégias, ter um novo posicionamento na própria gestão. As letras do ambiente se traduzem em resultados, engajamento e parcerias: aprenda a juntar estas letras e entender que rumo a sua gestão está tomando. Aprenda hoje, o quanto antes, melhor! O preço deste analfabetismo é alto para você e para sua empresa. E para o líder que vai se capacitar agora para “ler” o ambiente? Desejo coragem e sucesso!

#11 #crenças #competências #Ei, líder!

Ei, líder! Nem todo velório é triste, nem toda morte é perda … Eu vi, aqui da minha janela, o faturamento de uma loja aumentar em 10%, sem crescer uma transação sequer! Eu sei, você está pensando … tíquete médio, ora pois! Pois é … realmente o tíquete médio aumentou, mas a preço de algumas mortes … morreu a crença de que “o meu perfil de cliente compra pouco”, morreu também a crença de que “se as vendas não vão bem, a única solução é trocar o time”. Agora … nem só de mortes este resultado foi feito, vi também alguns nascimentos! Vi nascer um franqueado protagonista e consciente, vi nascer ainda uma equipe treinada e motivada e fico por aqui, de olho, no muito mais que este time ainda vai entregar. Para você que se interessou em resultados assim, tenho que contar … este tipo de crença não vai simplesmente morrer, você tem que incluir no seu repertório tantas competências quantas sejam necessárias, para que estas crenças sejam sufocadas e dêem lugar à eficácia. E aí? Topa o exercício? Te desejo coragem e sucesso!

#12 #papeis #responsabilidades #identidade #Ei, líder!

Ei, líder! E aí, mamute ou gambá? É claro que estou usando a crise de identidade da Ellie, mamute fofa que aparece com pinta de gambá na tetralogia Era do Gelo, para te falar de papéis e responsabilidades. Imagina a confusão … sua posição demanda que você seja um mamute e você se comporta como um gambá! Ainda lembrando da ficção para ilustrar a força das crenças, quando Manny, outro mamute, mostra para Ellie que eles são fisicamente iguais, ela prontamente conclui que … Manny também é um gambá! Crenças são duras na queda! Mas … voltando a você, a dica é: alinhamento de papéis! Qual o “pacote” que a sua posição demanda que seja entregue? Se você ainda não tem todas as competências para esta entrega, mas já pensa como um mamute, ótimo caminho! A estrada da liderança e uma boa dose de desenvolvimento vão te dar o repertório necessário para cumprir a sua missão. Agora … se você pensa e age como um gambá, antes de investir em desenvolvimento, é preciso investir em autoconhecimento: medir o tamanho da distância e do esforço que moram entre o gambá e o mamute e entender se a eficácia está em persistir “no projeto mamute” ou em se reposicionar, para ser um super gambá! Independente de que bicho vai dar, te desejo coragem e sucesso!!!

#13 #paixão #preocupação #influência #Ei, líder!

Ei, líder! E quando acaba o combustível? Não o combustível das bombas dos postos, mas o seu combustível! Muito se fala que o líder é movido a paixão, eu concordo em parte, só quero pensar com você que esta paixão precisa ser alimentada e que a principal provisão vem de dentro. Para além de falar do que serve de combustível para a paixão de um líder, quero trazer uma reflexão sobre o que mina esta paixão e para hoje, vou ficar com a preocupação. A preocupação dita aqui mora no tempo cronológico e emocional investido naquilo que você não tem influência, não pode mudar ou até naquilo que não está no guarda-chuva da sua liderança. O que a preocupação faz? Gera um vazamento, draga sua energia de ação, tira o seu foco e em alguma medida te entristece. A minha proposta é: pense que você precisa entusiasmar um time, fomentar paixão e que ninguém dá o que não tem. Olhe a partir de agora para os momentos de preocupação como um exercício de renúncia e afirme a si mesmo: Escolhi focar no que pode ser feito! E para o líder que vai cuidar do próprio combustível? Desejo coragem e sucesso!

#14 #fraustração #realinhamento #Ei, líder!

Ei, líder! O que está te distraindo? Pense comigo … você já perdeu um vôo ou viu alguém perder? A pessoa está na sala de embarque, aparentemente ouvindo as orientações pelo sistema de som do aeroporto, mas não ouve os alertas “coletivos” e também não ouve quando é chamado pelo próprio nome. Resultado? Frustração, aborrecimento, despesas … pensando em liderança, o cuidado está em não se deixar distrair, não deixar que os alertas do ambiente se percam e que outras questões te desviem do foco de decolar! Para quem “perde um vôo” na própria liderança, existem pelo menos dois caminhos e o primeiro é o mais fácil: Encontre um culpado! Terceirize a responsabilidade! Quem sabe se te chamaram mesmo? Você pode até argumentar… O segundo caminho é o eficaz: Avalie a si mesmo, mapeie o ambiente, ajuste a postura e decole no próximo vôo! Vai decolar? Te desejo coragem e sucesso!!!

#15 #posicionamento #time #Ei, líder!

Ei, líder! Você já pensou estrategicamente na sua operação? Não conheço seu negócio, mas me arrisco a afirmar que em uma ou duas posições da sua operação se concentram grande parte do seu faturamento. É verdade? Se é, o que você está fazendo para blindar estas posições? Para garantir o foco no que é mais importante? A dica é simples! Quem é de vender, que venda! Quem é de controlar, que controle! E por aí vai! E assim, de processo em processo, seu time vai alcançando a eficácia. Parou para pensar no posicionamento do seu time? Te desejo coragem e sucesso!

#16 #conflitos #desempenho #Ei, líder!

Ei, líder! Muito trabalho, metas agressivas, cobranças e mais cobranças! Tem pouca gente ralando com você, mas há muitas outras pessoas que parecem estar trabalhando no mundo bizarro, fazem tudo ao contrário do que é necessário … eu não estou falando da sua empresa, estou falando de uma empresa qualquer, multinacional ou familiar, pois esse é o kit padrão que se repete por aí. Os conflitos que permeiam o ambiente das empresas não estão nas paredes, ou no logotipo, estão nas pessoas e nos seus comportamentos produtivos e improdutivos. E sabe de outra coisa? Isso nunca vai mudar! Longe de mim ser pessimista, apenas já vi muita coisa da minha janela e o histórico indica que nos cases de sucesso, nada mudou, o líder mudou … entende? O líder se desenvolveu para construir o resultado necessário, a despeito das dificuldades, parou de buscar fora de si a força de convicção que só pode vir de dentro, o líder foi lá e fez! E você? Vai lá? Te desejo coragem e sucesso!

#17 #mudança #aprendizado #parceria #Ei, líder!

Ei, líder! Está capitaneando uma grande mudança? Então esteja preparado para o “não sei fazer, não quero aprender e ainda atrapalho quem está fazendo!”, a falta de engajamento com a mudança que tem jeito, cara e cheiro de birra e tecnicamente se chama residência às mudanças. Sobre isso, quero hoje te falar apenas duas coisas: 1. Na maioria das vezes esta birra não é pessoal e nem mesmo consciente. A mudança representa uma ameaça e o colaborador inseguro sai do nível racional da atuação, age totalmente emocionalmente, com condutas próprias da primeira infância; 2. Quem tem que resolver isso é você! Seguir em frente sem tratar das resistências é colocar fermento na situação. Adote uma postura que aumenta a segurança e não multiplique o medo. Identifique quem no time pode ser seu parceiro nesta empreitada. E … se a resistência tem um lider consciente, resolva primeiro ele; se conquistá-lo demandar mais tempo do que você tem, a saída pode ser transferir ou até desligar este colaborador, dependendo de qual é a postura dele. Grandes mudanças requerem uma grande dose de coragem e se bem-feitas, geram um grande sucesso! E aí? Decidiu lidar com as resistências?

#18 #cenário #cultura #Ei, líder!

Ei, líder! Quero te convidar a pensar em comida, logo cedo … não apenas em comida, mas em receitas, temperos e em liderança situacional. Pensando no exemplo de um chef especialista em carnes, este será ainda mais eficaz se ampliar seu repertório, conhecendo novas receitas, temperos e processos de preparo; maior ainda será sua eficácia se ele conhecer mais do seu cliente, da cultura, dos gostos e dos valores. E sobre a liderança situacional? Acho que você já pensou … em tempos difíceis tendemos a mergulhar no trabalho e olhar mais e mais para os números como se deles fosse brotar alguma solução em 3D. Este pseudo foco tende a nos fazer esquecer de que é preciso conhecer outras receitas, temperos e processos de gestão e acima de tudo, conhecer o cenário, a cultura, conhecer os valores do time. A energia empregada no problema é geralmente roubada da solução. Pensou em novas receitas para a sua gestão? Te desejo coragem e sucesso!

#19 #limites #mindset #Ei, líder!

Ei, líder! Sua escola te embasa ou te limita? Em uma negociação a respeito de desempenho um líder diz … esta não foi a minha escola! Uma frase comum, que traz em si uma bagagem, bagagem esta que pode ser cheia de expertise e também de “vícios” de gestão. Você não aprendeu a se posicionar na vida adulta em casa e nem na escola; um conjunto de experiências “em casa, na rua, na escola” deu conta de te preparar; na vida profissional não é diferente! Minha proposta é que você pense um pouco … O modus operandi de uma indústria não te ensina tudo sobre a indústria; O modus operandi de uma varejista não te ensina tudo sobre o varejo! A sua “escola” profissional é sua base, ponto. Sua “escola” não pode definir seus limites. É preciso mais! É preciso conhecer o mercado, as teorias, outras práticas, cases de sucesso e lições aprendidas! Ame a sua escola, mas seja maior do que ela. Combinado? Te desejo coragem e sucesso!

#20 #objetivos #zona de conforto #Ei, líder!

Ei, líder! Já viveu momentos em que parecia que a vontade de parar estava dominando seus pensamentos? Está vivendo este momento agora?! É mais ou menos assim … A vontade é de largar tudo; o motivo é que não vale a pena o esforço da posição atual; o embasamento é que você pode levar uma vida diferente, sem as pressões da liderança. E qual a reflexão? Este pensamento é genuíno, fruto de um novo posicionamento de vida? Ou é apenas uma miragem que a sua mente fabricou? Verdade … A zona de conforto tem estratégias para te manter nela, para que você não aceite desafios … cria estados imaginários em que a sua vida atual é terrível e que qualquer lugar diferente será melhor que “aqui”. Qual é a missão? Clarear seus objetivos!
✓ Ser estratégico, entender qual o cenário;
✓ Ser protagonista e resolver a parte do problema que te cabe: melhorar seu desempenho, ter uma agenda que funcione, cuidar da sua saúde;
✓ Ser persistente e buscar satisfação na sua carreira, até conseguir!
Para mais este desafio, te desejo coragem e sucesso!

#21 #tempo #felicidade #Ei, líder!

Ei, líder, quero te falar … É verdade, você pode tudo! Só não é verdade que você pode tudo ao mesmo tempo. Cada escolha, uma renúncia e assim a vida segue. Você pode sim trabalhar, trabalhar e trabalhar e quando der, no tempo que sobrar, viver a vida, só não dá para ser feliz assim, não a chamada felicidade autêntica. Eu quero te chamar a parar de trabalhar e começar a produzir, parar de ficar internado na empresa e sim, fazer miséria, levar sua equipe a níveis extraordinários de desenvolvimento e entrega no tempo da sua jornada de trabalho. E como faz isso? Pare de pensar em fazer e pense em entregar! Vai por mim, seu bônus vai aumentar e vai sobrar tempo!!! Para a família, para a comunidade, para você! Agora, não pense que você vai mudar seu pensamento e então viver descansado, sua agenda vai continuar cheia de compromissos, mas não só de trabalho! E você vai descobrir que ser feliz cansa, mas vale muiiiito a pena! #bora começar já? Te desejo coragem e sucesso!!!

#22 #desapego #foco #Ei, líder!

Ei, líder! Quero te convidar a uma experiência que pode fazer sentido para você: faça sua mala! Reúna:
✓ Suas práticas de gestão que já foram eficazes e que já não dão mais o mesmo resultado;
✓ Membros que estão enfraquecendo seu time e você insiste em manter lá;
✓ O pensamento de que você pode mudar algum comportamento que não seja o seu. Reuniu? Dobre tudo, ponha na mala e despache!
Um líder muda de nível com muito mais agilidade quando aprende que o desapego é terapêutico e produtivo! Faça sua mala hoje!
Te desejo coragem e sucesso!

#23 #autocontrole #decisão #Ei, líder!

Ei, Líder! Você já deve ter ouvido … Não tome decisões quando estiver com raiva! Certo! Até porque, dominados pela raiva, não decidimos, apenas reagimos. Em termos simples, uma boa decisão nasce de coleta de fatos, ponderação e ação e não de dedução, especulação e agressão. Aprenda a controlar a temperatura do seu sangue e até lá, aprenda a ganhar tempo para o sangue esfriar quando for preciso. Boas decisões valem satisfação, orgulho de si mesmo e em vários casos, muito dinheiro. Para você que vai buscar o autocontrole, desejo coragem e sucesso!

#24 #soluções #resultados #Ei, líder!

Ei, líder! Ótimas ideias são um tesouro , mas alguém tem quer ir lá fazer … Sugestões sem viabilidade, críticas sem propostas, são ladrões do seu tempo e da sua energia. Para ter resultados é preciso criar uma cultura onde as ações são mais importantes que as explicações. E como você faria isso? Valorizando, estimulando, reconhecendo e premiando as soluções. E para quem vai começar a semana com este foco, desejo coragem e sucesso!

#25 #propósito #autogestão #Ei, líder!

Ei, líder! Com base naquelas pesquisas realizadas por mim mesma, tenho refletido muito sobre “tomar conta de profissionais” … Eu explico! O profissional sabe o que tem que fazer, como tem que fazer e não faz por quê? Alguns vão pensar: Está desmotivado! Outros: Falta um plano de engajamento na empresa! Outros: Está mal remunerado! Hipóteses muito prováveis, legítimas, mas onde está zelo do profissional pelo seu próprio nome? Quem encontra em si um propósito de carreira depende menos de fatores externos, cria condições, busca oportunidades, faz o melhor com o que tem. O que eu acho que tem faltado? Autoconhecimento, visão da própria trilha de carreira, responsabilidade pelo próprio desenvolvimento. Te convido a pensar sobre isso também! Pense sobre você, sobre seu time … E de tudo que não se deve ser, não seja ainda um profissional de quem se tem que “tomar conta”. Te desejo coragem e sucesso!

#26 #team building #gestão de grupos #Ei, líder!

Ei, líder! Para dirigir um filme você abriria mão do roteirista? Do cenografista? E do continuista? Você pode nunca ter pensado em dirigir um blockbuster, mas não pode deixar de pensar que a sua equipe precisa ter quem planeje, quem execute e quem mantenha tudo funcionando … É … E estas posições requerem perfis comportamentais muito diversos, que sem a sua gestão, podem dar crash no lugar de dar match … Filme de terror à vista! Ahh… E na equipe tem que ter também quem melhore o trabalho como um todo, mas aí já é outro filme. Com ou sem pipoca, te desejo coragem e sucesso!

#27 #mimimi #drama #Ei, líder!

Ei, líder! Você já refletiu a respeito das pedras que aparecem no caminho de qualquer profissional? Já pensou que por maior que seja a pedra, por mais dramática que seja a situação, fazer drama, só aumenta o drama? É … quem olha para solução, encontra solução …. Quem olha para problema … isso aí, encontra problema. Energia gasta com drama é energia roubada dos seus resultados. E aí, vai deixar o drama para as artes? Te desejo coragem e sucesso!

#28 #desempenho #gestão #Ei, líder!

Ei, líder! Você sabe … Gente não vem com bula, que nem remédio. É você quem tem que encontrar a dose para uma gestão sustentável. Desafiar, incentivar, levantar a régua, deixar o desempenho lá em cima, manter o ritmo do follow up …. Se a dosagem for baixa, o time fica contaminado, anêmico, entrega sempre pouco e na marcha lenta. No caso da dosagem excessiva tem entrega: alta, rápida, só que o excesso é descompassado, esgota e no curto prazo a equipe morre. É … muitos vão embora e os que ficam ajudam a piorar o cenário. Alguém já me disse que a dose é a diferença entre o remédio e o veneno. Para você que vai produzir encontrando a dose certa na gestão, desejo coragem e sucesso!

#29 #ensinabilidade #Ei, líder!

Ei, lider! Ministério da gestão estratégica adverte: Sua capacidade de liderar com excelência será sempre diretamente proporcional ao seu nível de ensinalibilidade. Em síntese, a ensinabilidade é a competência de continuar aprendendo, com tudo e com todos; de ouvir para analisar e não para jugar; de se manter em constante movimento de desenvolvimento. A esta altura você pode estar pensando … como faço para me manter ensinável? Não tem receita, mas trago algumas dicas do front: *Alimente sua autoestima, mas mine a sua vaidade. A vaidade reduz a ensinabilidade. * Tenha orgulho de tudo que você já sabe, mas cultive também a certeza de que ainda vai aprender muito, com todos. * Fale com os outros e não apenas para os outros; troque, ouça, aprenda. O desafio é ouvir menos da sua própria voz a cada dia. Para você que vai focar na própria ensinabilidade, desejo coragem e sucesso!

#30 #dono #coach #facilitador #Ei, líder!

Ei, líder! Você quer mesmo que no seu time as pessoas tenham mindset de dono? Então libera a vaga! Enquanto você for o dono da informação, das estratégias, das decisões, ninguém mais vai ser! Não tem vaga! Para ter um time de donos, seus papéis têm que ser outros … você facilita, encaminha, apóia, viabiliza o trabalho dos donos. Eu sei, provavelmente ninguém te ensinou a liberar a vaga … nunca ensinam! É hora de ir atrás de aprender e depois comemorar os resultados! Do seu desenvolvimento você é o dono, sempre. Desenvolva você! Te desejo coragem e sucesso!