O encantador universo dos oradores

Quem nunca saiu entusiasmado, chego a dizer, apaixonado, de uma palestra?

Parte deste encantamento se deve à habilidade do palestrante e sua experiência e à identificação da plateia com o tema e o facilitador.  Já a outra majoritária parte desta paixão se deve à escassez da competência de falar em público na população em geral.

Uma pesquisa feita pelo jornal inglês Sunday Times, revelou que 41% dos 3 mil participantes dela tinham mais medo de falar em público do que medo de morrer, acreditem vocês.

Entendendo que a competência de falar em público é um diferencial competitivo, seria  inteligente que os profissionais buscassem este desenvolvimento…, mas como?

Há  ferramentas excelentes disponíveis no mercado para desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de oratória, porém, de acordo com a minha experiência, o fator crítico de sucesso está a seguir.

Experiências de Autoconhecimento, processos de Coaching, vão ajudar o profissional a identificar e vencer o que o limita, a razão pela qual ele não se desempenha tão bem como orador;

A definição de metas claras e realistas de desempenho vão ajudar o profissional a se exigir fora da armadilha do perfeccionismo;

O aprendizado de como acessar e dominar as próprias emoções , controlando ansiedade, baixa estima e medo de errar, vai proporcionar a este indivíduo a realização de usar este tipo de comunicação como uma experiência de autodesenvolvimento, como  contribuição para o desenvolvimento dos outros e não mais como um momento de  profundo sofrimento.

Se você quer, precisa ou gostaria de falar bem em público, busque desenvolvimento, comece já! Viva a alegria desta superação e faça parte do encantador universo dos oradores.

 

Sucesso!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *