Com que Assessment eu vou? OPQ32

armario

Olá, estou aqui continuando a série “Com que Assessment eu vou? ”, trazendo o segundo instrumento, OPQ32. Caso você não tenha lido o primeiro artigo da série, onde eu falei do Alpha, veja o conteúdo clicando aqui.

Vale reforçar que o universo dos Assessments é complexo e fascinante; que com estes instrumentos, válidos e confiáveis, aumentaremos o grau de autoconhecimento, faremos reflexões de qualidade e planos de ação realmente efetivos para ganhos na vida pessoal e profissional.

A definição do melhor Assessment para cada objetivo deve ser feita com o auxílio de um profissional, potencializando assim as características de cada ferramenta e aumentando muito o retorno sobre o investimento.

 Direto ao ponto, eis o OPQ32!

O OPQ32, um Assessment que trabalha com os traços da personalidade, é a versão mais recente e abrangente dos OPQ (Occupational Personality Questionnaires) da SHL. Proporciona informação valiosa sobre 32 dimensões da personalidade e é um dos instrumentos de avaliação do estilo de comportamento no trabalho mais utilizados e respeitados em todo o mundo.

O OPQ32 fornece um quadro de referência claro para compreender o impacto da personalidade no desempenho profissional e é internacionalmente reconhecido pela sua precisão na avaliação.

Muito completo e de larga utilização para o indivíduo e para a organização, o OPQ32 compila os seguintes relatórios:

 

RELATÓRIO DE PERFIL

Um perfil de preferências e comportamentos vinculados a 3 grandes áreas: Relacionamentos com as Pessoas, Estilo de Raciocínio e Sentimentos e Emoções.

 

RELATÓRIO DE ESTILOS COMPORTAMENTAIS

Perfil de preferências e comportamentos. Mostra como o avaliado se parece ou se diferencia das pessoas de seu grupo de comparação. Indicado para profissionais que tenham conhecimento sobre o relatório de Perfil.

 

RELATÓRIO DO GERENTE

Relatório descritivo que mostra o Perfil de Personalidade de a pessoa avaliada fazendo conexões entre diversos aspectos. Por possuir uma linguagem simplificada, é indicado para gerentes cuja formação não é em Psicologia.

 

RELATÓRIO DO CANDIDATO

Ajuda o candidato ou participante a compreender seu estilo de comportamento no trabalho.


RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Descreve as competências que são importantes para o desenvolvimento da Inteligência Emocional (IE) segundo a teoria de Daniel Goleman.

 

RELATÓRIO DE COMPETÊNCIAS UCF

Indica a adequação do avaliado ao modelo UCF (Universal Competency Framework) de 20 competências comportamentais relacionadas com o trabalho, permitindo também a inserção dos resultados dos testes de habilidades numérica e verbal.

 

MANAGER PLUS REPORT

Criado para ajudar os gerentes e profissionais de RH nos processos de seleção e desenvolvimento. Provê um resumo sobre o comportamento que o indivíduo tende a apresentar no trabalho, sua postura dentro de uma equipe e seu provável desempenho.

 

RELATÓRIO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS (IMC)

Resume o nível de adequação do estilo preferencial ou dos modos típicos de comportamento da pessoa avaliada dentro de um modelo de 4 grandes áreas: Qualidades Gerenciais, Profissionais, de Empreendedor e Pessoais.


RELATÓRIO DE PLANOS DE AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO

Apresenta indicações sobre os pontos fortes e sugestões de atividades de desenvolvimento dentro de um modelo de 16 competências gerenciais. É um ponto de partida para discutir planos de ação de desenvolvimento.

 

RELATÓRIO DE LIDERANÇA

Apresenta um relatório completo sobre os dados individuais do profissional, diferenciando-o entre características de liderança e de gerenciamento, demonstrando a posição em que este profissional se encontra com base em um questionário de personalidade

 

RELATÓRIO DE PAPÉIS NA EQUIPE, ESTILOS DE LIDERANÇA E ESTILOS DE COLABORAÇÃO

Baseado nas funções primordiais para o êxito do trabalho em equipe, segundo a teoria de Meredith Belbin. Apresenta os papéis que o avaliado tende a assumir em uma equipe. Também fornece informação baseada na teoria de Bass, sobre estilos de liderança e de colaboração.


RELATÓRIO DE VENDAS

Proporciona uma predição profunda da performance profissional em três principais pilares: Fundamentos de Vendas, Motivação de Vendas e Ciclo de Vendas.


TEAM IMPACT (AINDA DISPONÍVEL APENAS EM INGLÊS E ESPANHOL)

Auxilia na análise sobre a funcionalidade de um grupo, indicando as áreas potenciais e aquelas que necessitam investimento. Permite visualizar a todos os integrantes em um mesmo gráfico, facilitando a interpretação dos possíveis “gaps” existentes. Disponível em três opções: Relatório de Grupo, Relatório Individual e Relatório de Seleção.

Em que processos o OPQ32 pode ser usado? A uma altura dessas você já deve estar se perguntando…

Esta ferramenta é umas das ótimas opções que o mercado oferece pois atende a processos de seleção, treinamento, Coaching, Reengenharia, Team Building, decisão sobre mobilidade de funcionários e outplacement.

Investir no OPQ32 é uma decisão inteligente, pois os custos são mínimos, principalmente quando comparados aos ganhos potenciais para o indivíduo e para a organização.

Espero te encontrar no próximo artigo para pensarmos juntos… “Com queAssessment eu vou? ”

Sucesso!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *