Check list de Credibilidade

Eu trouxe aqui um check list, ou uma lista de verificação, para te ajudar a saber a quantas anda sua credibilidade. Uso este exercício autoral em algumas das minhas entregas como coach, trainer e palestrante e o resultado tem sido excelente, espero que seja para você também.

Entenda credibilidade como o valor que é atribuído à sua palavra, seu nível de confiabilidade nas várias esferas onde você atua e entenda também este exercício como uma ferramenta lúdica, que tem intuito de provocar reflexão e a eliminação de comportamentos improdutivos.

Então, mãos à obra!

1.      Defina suas principais esferas de atuação. Exemplo: Familiar | Profissional |Social;

2.      Responda as perguntas a seguir para cada esfera de atuação e reflita sobre seu nível de credibilidade.

Quando eu digo que vou a algum lugar, eu realmente vou?

Para o chefe ( ) SIM ( ) NÃO

Para a esposa/marido ( ) SIM ( ) NÃO

Para os filhos ( ) SIM ( ) NÃO

Para um amigo ( ) SIM ( ) NÃO

Quando eu digo que gostei de algo, eu realmente gostei?

Para o chefe ( ) SIM ( ) NÃO

Para a esposa/marido ( ) SIM ( ) NÃO

Para os filhos ( ) SIM ( ) NÃO

Para um amigo ( ) SIM ( ) NÃO

Quando eu digo que não posso ajudar em determinada questão, eu realmente não posso ajudar?

Para o chefe ( ) SIM ( ) NÃO

Para a esposa/marido ( ) SIM ( ) NÃO

Para os filhos ( ) SIM ( ) NÃO

Para um amigo ( ) SIM ( ) NÃO

Quando eu digo que vou retornar uma ligação, eu realmente vou ligar?

Para o chefe ( ) SIM ( ) NÃO

Para a esposa/marido ( ) SIM ( ) NÃO

Para os filhos ( ) SIM ( ) NÃO

Para um amigo ( ) SIM ( ) NÃO

** Inclua quantas perguntas quiser, troque as esferas, personalize seu check list;

*** Se você é um profissional de desenvolvimento humano e pretende aplicar este check list em grupo, vá em frente! Apenas se certifique de separar tempo para ajudar seu público a elaborar e gerenciar as emoções que ele pode suscitar.

Este exercício não é sobre atender a todos, dizer sim a tudo; é sobre assertividade, negociação, capacidade de dizer não, em resumo, sobre credibilidade.

O quanto você tem preferido concordar de pronto com uma questão a negociar os termos? Esta ação pode até evitar conflitos, mas te leva a não cumprir os pequenos acordos do dia a dia e faz altíssimos saques no seu banco de credibilidade.

Seja você o padrão de confiabilidade que espera do mundo! (Aqui parafraseando Gandhi, com uma pequena licença artística)

Sucesso!

Raquel Castro

Sobre a autora:

Gestora de RH; Personal, Professional & Executive Coach e Membro da Sociedade Brasileira de Coaching.

Para dar vida ao firme propósito de facilitar o caminho de pessoas e empresas até o sucesso, potencializando talentos, Raquel atua em processos de Executive Coaching, Team Coaching e Life Coaching. É, ainda, qualificada para utilização dos instrumentos de Assessment: MBTI Steps I & II, Alpha, OPQ32, DISC, MQ, Verify e BeGroup e Consultora em Desenvolvimento de Recursos Humanos, com foco em Educação Corporativa.

Produz conteúdo e ministra Treinamentos e Workshops para Desenvolvimento de Liderança, Equipes, Gestão de Competências e Gestão de Mudança, Atendimento ao cliente, entre outros. É Consultora para Desenvolvimento e Implantação de Programas de Assessment, Sucessão de colaboradores e Team Building. Tem expertise em Diagnósticos Organizacionais e Gestão do Desempenho.

Raquel tem 20 anos de carreira corporativa, tendo atuado nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Operações de Unidades de negócio e Grandes Eventos Internacionais, no varejo de alimentos e bebidas.

No campo da Gestão de Pessoas, acumulou mais de dez anos de experiência, com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento e Gestão de Desempenho, sendo habilitada em Gestão de Indicadores pelo Balanced Score Card e em Gestão por Competências.

Tem 15 anos de experiência como facilitadora e palestrante, atuando em eventos de Universidade Corporativa e no âmbito acadêmico; conduzindo inúmeros cursos, workshops e palestras.

Planejou e executou eventos de treinamento e integração de funcionários no âmbito corporativo, atendendo a todos os níveis organizacionais. Implementou e acompanhou processos de desenvolvimento gerencial, formando vários líderes atuantes no mercado.

Sua missão é e sempre foi gerar resultados através das pessoas!

www.raquelcastro.net

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *