Você vai mesmo?

 

 

Você que me acompanha sabe que eu escrevo de mim, da minha carreira, das dores e delícias que encontro por aí no trato com o outro. Para você que chegou agora, seja bem-vindo, vamos conversar sobre o sucesso e seus caminhos.

Na minha prática profissional como coach, mentora, consultora, professora, voluntária, encontro pessoas com os mais variados anseios: de mudar a si mesmo a mudar o mundo … E nas últimas semanas tenho pensado muito sobre o que realmente diferencia o índice de sucesso de cada uma delas.

Pensei primeiro em consciência da própria missão, firmeza de propósito e fortes valores … logo depois lembrei de quantas pessoas encontrei em sofrimento por estarem conscientemente traindo tudo isso;

Pensei depois em capacidade de planejamento, organização, follow-up … aí pensei em quantos planos lindos e bem elaborados eu já vi, de pessoas e empresas, que em quase nada saíram do papel;

Claro, a diferença é o Networking, pensei a esta altura. Ter quem indique, quem abra portas … e outra vez a mente me alertou! Lembrei de quantas portas vi serem abertas pelo Networking – vagas de emprego, vagas em cursos, participação em projetos de primeira linha – e quantas não foram aproveitadas e muitas sequer agradecidas;

Não é do meu feitio desistir, então segui pensando, pensando e pensando, em busca da competência que antecede, viabiliza e mantem o sucesso. Analisei, atribuí pontos no melhor estilo Balanced Score Card e apresento a vocês a competência campeã – A coragem!

A palavra coragem vem do Latim, Coraticum, com significado literal de ação do coração. Segundo Platão, a Coragem é o uso da razão a despeito do prazer; Segundo a minha definição livre, o CHA da competência Coragem é este a seguir.

A Coragem sozinha não te leva ao sucesso, mas todas as outras competências juntas, sem a coragem, também não.

Neste ponto você me pergunta: Como faço, se está faltando coragem? Eu respondo: Descubra onde ela te abandonou, que pontos te fazem perder para o medo.

Em linhas gerais, vejo dois tipos de corajosos:

I.           Aqueles que vão em frente, a despeito de tudo, por acreditarem no tamanho da oportunidade que vem pela frente;

II.           Aqueles que estão sofrendo muito, e quando comparam o medo com a dor que sentem, preferem seguir com medo mesmo.

Então te convido a pensar: Está faltando coragem, porque eu não reconheço o tamanho da oportunidade que estou buscando, ou porque ainda encontro algum conforto no lugar onde estou?

Só você pode responder… eu posso deixar um norte:

  • Conheça a si mesmo;
  • Defina onde quer ir;
  • Desenhe detalhadamente os ganhos que terá chegando lá ;
  • Conviva com pessoas que alimentam a sua coragem e não os seus medos;
  • Não permite que sua vida seja comandada pela dor.

Cuidando dos pontos acima, você vai mesmo!!!

Fico por aqui e fico à disposição para falarmos sobre medos, coragem, sucesso e o que mais estiver fervilhando por aí.

Sucesso!

Raquel Castro

Para dar vida ao firme propósito de facilitar o caminho de pessoas e empresas até o sucesso, potencializando talentos, Raquel atua em processos de Executive Coaching, Team Coaching e Life Coaching. É, ainda, qualificada para utilização dos instrumentos de Assessment: MBTI Steps I & II, Alpha, OPQ32, DISC, MQ, Verify e BeGroup e Consultora em Desenvolvimento de Recursos Humanos, com foco em Educação Corporativa.

Produz conteúdo e ministra Treinamentos e Workshops para Desenvolvimento de Liderança, Equipes, Gestão de Competências e Gestão de Mudança, Atendimento ao cliente, entre outros. É Consultora para Desenvolvimento e Implantação de Programas de Assessment, Sucessão de colaboradores e Team Building. Tem expertise em Diagnósticos Organizacionais e Gestão do Desempenho.

Raquel tem 20 anos de carreira corporativa, tendo atuado nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Operações de Unidades de negócio e Grandes Eventos Internacionais, no varejo de alimentos e bebidas.

No campo da Gestão de Pessoas, acumulou mais de dez anos de experiência, com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento e Gestão de Desempenho, sendo habilitada em Gestão de Indicadores pelo Balanced Score Card e em Gestão por Competências.

Tem 15 anos de experiência como facilitadora e palestrante, atuando em eventos de Universidade Corporativa e no âmbito acadêmico; conduzindo inúmeros cursos, workshops e palestras.

Planejou e executou eventos de treinamento e integração de funcionários no âmbito corporativo, atendendo a todos os níveis organizacionais. Implementou e acompanhou processos de desenvolvimento gerencial, formando vários líderes atuantes no mercado.

Sua missão é e sempre foi gerar resultados através das pessoas!

www.raquelcastro.net

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *