Alto, Claro e Transparente!

Por gentileza, pense em alguns dos problemas organizacionais que você enfrenta hoje. Quantos deles poderiam ter sido evitados ou minimizados com uma comunicação melhor? 47% deles, assim indica o 8° relatório anual de Produtividade Proudfoot; esta pesquisa é realizada com executivos em 12 países e o índice de 47% citado representa a média Brasil, quase o dobro da média mundial.

O que está sendo feito e porque está sendo feito em uma organização de qualquer natureza, empresarial ou familiar, deve ser comunicado claramente ao grupo, e digo: Alto, Claro e Transparente!

As técnicas de comunicação estão presentes nos treinamentos corporativos desde os níveis mais elementares. A grande maioria das pessoas é capaz de citar prontamente que é importante ter uma escuta ativa, parafrasear, usar de objetividade e empatia nos processos de comunicação, gerar e receber feedback, então … Porque as estatísticas indicam que a prática não reflete este conhecimento largamente difundido?

Entre o estado do “saber” e do “fazer” mora um GAP denominado “mudança de atitude”.

Um profissional precisa adquirir repertório para transformar todo seu conhecimento em comportamento. Experiências de desenvolvimento adequadamente aplicadas e acompanhadas, processos de Coaching, vão permitir que o profissional se torne capaz de se comunicar efetivamente, de avaliar os resultados produzidos por seus processos de comunicação, de desenvolver abordagens próprias para si e para a organização, buscando a melhoria contínua.

Para ilustrar a necessidade de comunicação na esfera do indivíduo, cito Anthony Robbins: “O modo como nos comunicamos com os outros e com nós mesmos determina a qualidade de nossas vidas.” Já na esfera organizacional, fico com Bernard Shaw “O maior problema da comunicação é a ilusão de que ela ocorreu”.

Defina seu estado ideal de comunicador, busque desenvolvimento, além de apenas conhecimento.

 

Sucesso!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *