Sim! 2023 está aí!
Não! Você não pode começar outro ano dizendo sim para tudo!
Bem, até pode, mas vai continuar enredado com as prioridades dos outros … eu explico!
Dados estatísticos da minha prática profissional e também de grandes pesquisas de mercado mostram que na maioria das vezes é a incapacidade que alguém tem de dizer não que produz a tal “falta de tempo”. Não vou, não quero, este projeto não me interessa , este projeto me interessa mas não cabe no meu planejamento agora … .
Esta dificuldade em dizer “não” não é um defeito que alguns têm, na realidade trazemos esta programação “de fábrica”. Dizer sim é mais rápido, evita conflitos, economiza a energia de se manter uma decisão impopular e muitas vezes até desenha uma imagem colaborativa para quem carrega o sim para tudo. Queremos ser queridos e aceitos e então … sim para todas as anteriores . Nossa programação natural é de sobrevivência e não de eficácia.
O processo de reposicionamento para consideração do “não” como resposta passa por questões de autoestima e autoconfiança, é uma jornada desafiadora , mas muito compensadora.
Posso deixar uma dica? Um exercício de aquecimento para você começar este reposicionamento?
Antes de mergulhar nos desafios do não, já que você é bom de dizer sim , diga mais “sim” para você!
Considere as suas prioridades , tenha um planejamento para o ano, assim quando alguém pedir o tempo que seria do seu descanso, da sua família, do seu desenvolvimento pessoal , da qualidade dos seus projetos você poderá dizer: eu já disse sim para outros compromissos.
Bem … não quero tomar mais seu tempo! Desejo que você viva um 2023 abençoado, repleto de protagonismo, de eficácia , de coragem e de sucesso!