Entrevista – Você está em forma?

07052016

Outro dia acompanhei um debate virtual interessante sobre preparo para entrevistas de emprego. Basicamente, a oposição de ideias entre o debatedor que defendia a entrevista natural, leve (aqui parafraseando o debatedor) e o outro que defendia respostas ensaiadas à exaustão. Como eu penso? Eu fico com o caminho de meio.

Penso que um profissional, que está às vésperas de uma entrevista, deve estudar a informação que tem à sua disposição: Perfil da empresa, do recrutador, do futuro gestor, da vaga; estudar muito a própria trajetória à luz do que será relevante para a posição em questão.

Este processo de preparo equilibra a balança no momento da entrevista, pois o entrevistador vai estudar o perfil do profissional no Linkedin, seu currículo, osassessments que porventura tenha feito, seu resultado em dinâmicas e o que mais tiver à mão. A entrevista acaba por ser um misto de investigação e confirmação de competências, pense nisso.

E quanto às respostas ensaiadas? Garanto que todas fogem da sua mente no primeiro sinal de tensão, ou se ficam, deixam você artificial aos olhos do recrutador.

Fique com as respostas internalizadas, produto de autoconhecimento e foco no objetivo de um plano de carreira estruturado. Se você tem um profissional que o assessora na carreira, use e abuse do ensaio dramático. Simule com ele a entrevista, as emoções que surgem, as perguntas mais difíceis. Crie condicionamento emocional para este momento de exposição.

Para fechar, seja STAR!!! Lembre-se de estruturar suas respostas, e mesmo as menções no seu currículo, destacando a Situação citada, a Tarefa que lhe cabia, as Ações que você adotou e os Resultados que alcançou.

Fique em forma e faça as melhores entrevistas da sua vida.

Sucesso!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *