O Líder Coach, um Ás na retenção de talentos

as

Para ilustrar a importância do Líder Coach na retenção de talentos, precisamos descortinar alguns conceitos. Coaching, Líder Coach e retenção de talentos.

A definição de Coaching da Sociedade Brasileira de Coaching é de um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee). ”

Líder Coach é aquele que potencializa a gestão de seu time usando as técnicas de Coaching;

Retenção de talentos é o processo de provisão da ambiência, desafios e recompensas que façam da organização um local de aprendizado e desenvolvimento, onde os talentos querem ficar.

Para o caso de alguém, em 2016, ainda pensar na razão de se investir tanto, segue o parecer do Chiavenato (1999): “ O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, decorre das pessoas que nelas trabalham”

Face ao entendimento destes conceitos, podemos então seguir no ganho prático de retenção de talentos que uma organização tem ao contar com a figura do Líder Coach. Este gestor tem um leque de competências desenvolvidas e/ou potencializadas pelas técnicas de coaching e assim consegue aumentar sua percepção de si, do outro, da equipe e conduzir a todos de forma estratégica a resultados expressivos e sustentáveis. Para destacar alguns comportamentos deste tipo de líder que favorecem a retenção de talentos, aponto:

  • Definição estruturada da direção a ser seguida pela equipe: a visão focada no futuro, elemento básico do coaching, faz deste líder um estrategista e esta conduta gera segurança e confiança no time, ambiente favorável para alto desempenho;
  • Demonstração e fomento de uma vida pautada em valores: o encontro e o exercício da própria missão e valores são pilares do coaching; um líder que age desta forma é coerente, alinhado com seus valores e os da organização, respeita os valores da equipe e incentiva o respeito em geral, gerando um ambiente transparente e favorável ao desenvolvimento de todos;
  • Capacidade de realização participativa: este tipo de líder incentiva, reconhece e valoriza a participação da equipe nos desafios cotidianos, gerando grande sentimento de pertencimento na equipe;
  • Condicionamento emocional: o Líder Coach controla suas emoções, vence suas limitações e encontra âncoras para garantir seu estado de humor; modela sua conduta a partir do perfil comportamental de sua equipe e é capaz de energizar a cada a partir de suas necessidades individuais, gerando o ambiente ideal para que um talento seja lapidado e brilhe a cada dia mais.

Formar líderes atualmente é um desafio para a maioria das organizações, porém uma cultura de desenvolvimento que forme líderes coaches vai criar a melhor ambiência possível para desenvolvimento de liderança, a escola de líderes que formam líderes. A organização que começar hoje a fomentar a liderança com base no coaching, em poucos anos terá não só um novo cenário de retenção de talentos, como um panorama excelente para sucessão deles.

Sucesso!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *